O que você precisa saber sobre medição de vazão no tratamento de efluentes

Tempo de leitura: 4 minutos

3.7
(3)

A medição de vazão na ETE é fundamental pois os efluentes originam-se de muitas fontes, incluindo atividades industriais, uso doméstico, vários processos agrícolas, resíduos hospitalares e transportes.

Refere-se à água que foi fundamentalmente alterada, geralmente na qualidade do fluido ou composição, mas também incluindo a temperatura.

A vazão ou descarga de esgoto expressa a relação entre a quantidade do esgoto transportado em um período de tempo. Normalmente representada pela letra “Q”, tem sua grandeza expressa em litros (L) ou metros cúbicos (m3) por unidade de tempo, segundo (s), minuto (min), hora (h) ou dia (d).

Trata-se de uma importante característica do efluente, indicando o transporte conjunto de todos os seus componentes, tais como matéria sólida (mineral ou orgânica) poluentes químicos, microorganismos.

A característica da vazão e sua variação condicionam o número e as dimensões das unidades de tratamento de esgoto e suas canalizações, em harmonia com os parâmetros de projeto adotados de acordo com o comportamento físico químico e biológico dos processos de tratamento.

As características físico químicas biológicas, em sua maioria, estão relacionadas com grandezas quantitativas, sendo quase sempre expressas em forma de concentração (mg/L, g/m3, etc); portanto, a quantidade ou vazão de esgotos (m/s, m3/d, etc) influi diretamente na estimativa da massa de poluentes presentes (kg/d, t/d, etc), assim como no dimensionamento das unidades de tratamento e na avaliação dos impactos no meio ambiente.

 Medição através da micromedição da água – ETE

Caso exista um controle e confiabilidade no sistema de micromedição e conhecimento do coeficiente de retorno, pode-se calcular a vazão de esgoto.

A micromedição é a somatória dos volumes que passam pelos hidrômetros das edificações.

Vazão através da estimativa populacional

Este método é usado principalmente quando o projeto da ETE prevê um crescimento populacional durante o tempo de operação.

Para isso devem-se estudar vários parâmetros como tendência do crescimento populacional, código de obras, plano diretor, planejamento municipal e etc.

O valor encontrado nos dá a estimativa de uma população futura que nos dará o consuma de água e de esgoto gerado

Cálculo da vazão média de esgoto tendo-se estimada a população

Q = (P . q . CR)/1000 m3 d-1

Q = (P . q . CR)/86400 L s-1

onde P = população estimada; CR = coeficiente de retorno de esgoto; q = consumo per capita de água; Q = vazão do esgoto.

A quantificação da vazão do resíduo líquido pode ser realizada em equipamentos eletro-mecânicos ou em medidores hidráulicos (Parshall e vertedores), sendo importante para verificar se:

  • a vazão é continua ou intermitente;
  • é grande a diferença entre os valores mínimo, médio e máximo;
  • existe contribuição indevida, como águas pluviais e esgoto industrial;
  • há pico localizado de contribuição;
  • os índices de controle de qualidade são adequados, como os que relacionam o volume efluente líquido (m3) com o consumo e custo de energia elétrica, de água e de matéria-prima.

O conhecimento da vazão e da composição do efluente líquido possibilita a determinação das cargas de poluição / contaminação, o que é fundamental para definir o tipo de tratamento, avaliar o enquadramento na legislação ambiental e estimar a capacidade de autodepuração do corpo receptor.

Dispositivos de Medição de Vazão na ETE

  • Cubagem: anota-se o tempo que a água leva para encher um recipiente de volume conhecido.
  • Vertedores: retangular sem restrição ou contração (usado para grandes vazões – >20 m3/h) ou triangular de Thompson (<50 m3/h.).
  • Parshall (tem padrões pré-estabelecidos), devendo ser adquirida. É indicada para vazões >50 m3/h.
  • Medidor de vazão eletromagnético: são usados para medir as taxas de fluxo volumétrico de qualquer fluido que possa conduzir eletricidade adequadamente em tubulações fechadas. Um transmissor de pressão diferencial à prova de explosão pode ser a escolha ideal neste caso. Ele usa um sensor de pressão de capacitância para medir a pressão diferencial. Este sensor é frequentemente selecionado em aplicações de monitoramento de nível para medir líquidos e gases, e para remover o vapor.

Um transmissor de nível ultrassônico oferece medição contínua dos níveis e volumes de mídia em tanques abertos e fechados.

Ele também fornece medição de vazão em canais abertos através do uso de ondas ultrassônicas.

Um transmissor de temperatura à prova de explosão é frequentemente recomendado. Este é um transmissor de temperatura de alto desempenho baseado em microprocessador.

Inclui sensor flexível de entrada e saída, compensação automática da temperatura ambiente e uma função de autodiagnóstico para determinar o erro no instrumento e alertar o usuário.

Disponibilização diversos materiais educativos para ajudar você na gestão da sua ETE. Acesse aqui nossos materiais

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!