Os benefícios de um time capacitado para operação e gestão de processos

Os benefícios de um time capacitado para operação e gestão de processos

Tempo de leitura: 2 minutos

1
(1)

A capacitação permite as empresas alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na operação e gestão de ETAs e ETEs.

Por que treinar os funcionários para operação e gestão de ETAs e ETEs?

“A única coisa pior do que treinar os funcionários e perdê-los é não treiná-los e mantê-los.” – Zig Ziglar

Treinamento e educação continuada

Soam como ideais nobres de uma empresa, em um mundo perfeito, onde todos os funcionários passariam um quarto de seu tempo aprendendo novos conceitos, técnicas e aprimorando seus conhecimentos.

A realidade dos orçamentos, a quantidade de atividades e o medo de ver seus recursos com capacitação caminhar pela porta de saída quando os funcionários deixam a empresa, significa que este tipo de educação continuada não é muitas vezes uma prioridade, no setor de meio ambiente e utilidades não é diferente.

Profissionais habilitados são de vital importância na operação e gestão de plantas de tratamento seja de água ou efluentes, sabemos que esses processos são altamente complexos, e mesmo aqueles profissionais que possuem muitas qualificações, precisam passar por uma capacitação direcionada.

Sem pessoal adequadamente treinado, mesmo um sistema bem projetado e com alta tecnologia, não conseguirá fornecer quaisquer produtos de forma confiável ou atender os requisitos legais.

E mais ainda, talvez esteja aí um dos motivos que os gestores veem a cada dia os custos de seus processos subindo exponencialmente.

É falha na certa quando a gestão encara o treinamento como perda de tempo, aqui, a frase “tempo é dinheiro” é uma daquelas que ganha significado ainda maior quando se sabe o custo de cada metro cúbico tratado.

O tempo despendido no treinamento é sempre revertido em melhor desempenho e redução de custo, justificando o investimento, sabemos que equipe capacitada produz resultados extraordinários.

Além de capacitar e trazer conhecimento, um treinamento tem o objetivo de motivar os funcionários e fazê-los notar que a empresa busca oferecer-lhes todos os recursos necessários para atingirem suas metas, inclusive conhecimento e capacitação.

Aqui na Acqua todos os nossos colaboradores passam por extenso treinamento até que sejam considerados aptos para a função, além de realizarem constantes cursos de atualização.

O AcquaTraining

Nosso Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos para Tratamento de Água e Efluentes já capacitou também mais de 2.000 profissionais das iniciativas públicas e privadas de diversos segmentos, conheça as competências que são desenvolvidas no programa:

8 pilares de capacitação
essa imagem mostra 8 pilares propostos pela acquasolution no programa de capacitação

Quer conhecer o Programa de Capacitação e nossa Agenda de Cursos de 2023? 

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!