Tudo que você precisa saber sobre coleta e preservação de amostra

Tudo que você precisa saber sobre coleta e preservação de amostra

Tempo de leitura: 4 minutos

4.4
(9)

É sabido que o resultado de qualquer método analítico não é mais importante do que a amostra analisada, isso significa dizer que a etapa de amostragem e preservação são tão ou mais importantes que o resultado.

Válida e representativa

O objetivo da amostragem é coletar uma parte do material pequeno o suficiente em volume para ser transportado convenientemente e ainda grande o suficiente para fins analíticos, enquanto ainda representa com precisão o material amostrado.

Este objetivo implica que as proporções ou concentrações relativas de todos os componentes pertinentes será o mesmo nas amostras que no material amostrado, e que a amostra será tratada de tal forma que nenhuma alteração significativa na composição ocorra antes dos testes serem feito.

A importância do planejamento e da amostragem

Frequentemente, o objetivo da amostragem e análise é demonstrar se o cumprimento da regulamentação específica ou os requisitos foram alcançados. Amostras são apresentadas ao laboratório para determinações específicas, sendo o amostrador o profissional responsável pela coleta de uma amostra válida e representativa.

O planejamento de coleta e amostra de água ou efluente tem como principal objetivo definir as atividades de coleta, preservação, manuseio e transporte das amostras, tudo isso para assegurar que se tenha todas as informações necessárias da forma mais precisa de uma maneira mais eficaz e eficiente.

Esta etapa define, ainda, o programa de coleta de amostras, que leva em consideração os métodos analíticos que deverão ser aplicados, da mesma forma que prever os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para uma coleta e preservação adequadas.

Devido à importância cada vez maior na verificação da precisão e representatividade dos dados, maior ênfase é colocado na amostragem adequada, rastreamento e técnicas de preservação.

Assim, se pode concluir que um bom planejamento deve ser baseado em informações preliminares como, por exemplo, a determinação dos pontos de coleta considerando a disponibilidade do laboratório para a execução das análises e prazos de preservação das amostras.

Muitas vezes, os técnicos de laboratório auxiliam no planejamento da amostragem junto ao cliente final. Esse planejamento é essencial para garantir que as amostras e métodos analíticos fornecem uma base sólida e válida para responder perguntas que motivaram a amostragem e que atenderão às normas regulatórias e / ou requisitos específicos do projeto.

Dicas para realizar amostragem de forma correta

Agora que você já conhece mais sobre coleta e preservação de amostra e sabe sobre a sua importância, veja algumas dicas básicas para uma correta amostragem:

  1. Obtenha uma amostra que atenda aos requisitos da amostragem;
  2. Programe a coleta e manipule a amostra de forma que ela não se deteriore ou contamine;
  3. Certifique-se de que todo o equipamento de amostragem esteja limpo, use frascos limpos e livres de contaminantes;
  4. Não preencha os frascos totalmente na coleta, evite perda da amostra e do conservante, quando houver;
  5. Precauções especiais podem ser necessárias, caso as amostras contenham compostos orgânicos e vestígios de metais. Alguns compostos podem estar presentes em baixas concentrações e podem ser total ou parcialmente perdido ou facilmente contaminado quando a amostragem e a preservação adequadas não são seguidos;
  6. Além disso, todas as amostras devem ser identificadas.

Planilha – Legislação para ETEs

Atentos a demanda crescente de material de referência para executar a coleta de amostras de águas superficiais e sua preservação, dentro de critérios e metodologias internacionalmente reconhecidas para ensaios físico-químicos, microbiológicos, biológicos e toxicológicos a CETESB, com apoio da Agência Nacional de Águas – ANA lançaram o Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras de Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos, está disponível para download aqui.

E para conhecer as técnicas de amostragem, preservação e análises bem como desenvolver a capacidade de avaliar com mais profundidade a performance operacional da sua ETE, a Acquasolution conta com um treinamento específico onde você terá a oportunidade de agregar a prática aos conhecimentos específicos para controle e monitoramento da estação, trazendo sua amostra a aprendendo na prática, saiba mais aqui.

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!