Livros sobre tratamento de efluentes que não podem faltar na sua ETE

Livros sobre tratamento de efluentes que não podem faltar na sua ETE

Tempo de leitura: 5 minutos

5
(10)

Ler um post, baixar um e-book já fazem parte do nosso cotidiano, e até ajudam muito nessa rotina alucinante e sem tempo na qual todos nós vivemos.

Mas há momentos em que necessitamos de conteúdo mais denso, menos superficial e não há como escapar dos velhos e bons livros, em tratamento de efluentes temos excelentes opções, leitura obrigatória para qualquer profissional que se aventure na vida de herói do saneamento!

Que tal aproveitar o momento e colocar alguns deles na sua “lista de desejos”, ou ainda como meta a leitura de pelo menos todos eles até o final de 2021? Vamos começar?

Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos

Autores: Metcalf & Edy

A bíblia do tratamento de efluentes! O texto de Metcalf & Edy é referência mundial, sendo utilizado em universidades e empresas em todo o mundo.

Esta edição traz uma extensa revisão dos mais importantes avanços científicos da área de tratamento de efluentes e recuperação de recursos dos últimos 10 anos.

Texto obrigatório e indispensável para instituições, empresas e profissionais ligados às engenharias civil, sanitária e ambiental.

Manual De Tratamento De Efluentes Industriais

Autor: Jose Eduardo W. De A. Cavalcanti

A finalidade deste livro é proporcionar aos profissionais interessados em conhecer as nuances que envolvem o tratamento de efluentes industriais um rol de informações acerca das potencialidades e limitações dos vários processos e operações unitárias utilizados na depuração de diferentes tipos de águas residuais industriais e, ao mesmo tempo, orientar na elaboração de estudos e projetos visando a aquisição, implantação, reabilitação e operação de sistemas de tratamento.

Tratamento de Esgotos Domésticos

Autores: Eduardo Pacheco Jordão e Constantino Arruda Pessôa

O livro Tratamento de Esgotos Domésticos apresenta diversas concepções clássicas dos sistemas de tratamento, assim como as mais recentes evoluções tecnológicas, abordando de forma detalhada as características dos esgotos e os variados processos de tratamento.

Nesta edição um novo capítulo foi acrescido, sobre “Operação e Manutenção”, tema importantíssimo para nossas empresas.

Assim, este bom livro passa a cobrir não apenas as questões fundamentais e teóricas, as questões de planejamento e projeto, as questões práticas através de grande quantidade de exercícios resolvidos, mas agora também os fundamentos e as atividades principais ligadas ao dia-a-dia da operação das ETEs.

Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos – volume 1

Autor: Marcos Von Sperling

Este é o primeiro volume da série Princípios Básicos do Tratamento Biológico de Águas Residuárias.

A obra apresenta uma visão integrada da qualidade das águas tanto no que se refere a corpos receptores quanto às características dos esgotos.

Como subsídio para a seleção do sistema de tratamento, são descritos os estudos ambientais que devem ser executados para se avaliar o impacto dos lançamentos nos corpos receptores.

Em caráter introdutório, são descritos os principais sistemas e suas variantes, bem como o tratamento e disposição final do lodo conjugado a critérios técnicos e econômicos para a seleção da alternativa mais adequada em cada situação. Incluem-se também capítulos sobre a análise preliminar de dados para projetos e dados de monitoramento.

Toda a série vale a pena o investimento, fica a dica!

Tratamento Biológico de Efluentes – Fundamentos e Aplicações

Autores: Geraldo Lippel e Santanna Junior

O livro versa sobre os processos de tratamento de Efluentes (esgotos domésticos e industriais) que permitem remover os poluentes majoritários presentes nessas águas (material orgânico, nitrogênio e fósforo).

A obra se destina não somente aos estudantes de Graduação dos cursos de Engenharia Civil (saneamento, recursos hídricos, engenharia urbana), de Engenharia Química, de Engenharia Ambiental e de Biologia, como também aos estudantes de Pós-Graduação dos muitos cursos que abordam o tema da poluição das águas nos seus currículos.

O livro também procura atender o interesse por conhecimentos, no tema do tratamento de Efluentes, dos profissionais de empresas públicas e privadas, que atuam na área de saneamento ambiental, gerência ambiental e projeto.

Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias Industriais

Autor: José Alves Nunes

Esta é a 6ª edição desta obra intitulada Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias Industriais, cuja primeira edição foi lançada em 1993 intitulada de Tratamento Físico-Químico de Efluentes Industriais, fazendo parte de outras obras de diversos autores brasileiros, que foram lançadas no decorrer deste período, enriquecendo assim, o acervo bibliográfico em língua portuguesa sobre tratamento de águas residuárias.

A cada nova edição, é realizada revisão e ampliação da edição anterior, visando sempre corrigir imperfeições, e ainda, introduzir novos conceitos que consideramos ser de grande interesse de leitores, é o caso do novo item sobre tratamento de efluentes de galvanoplastia introduzido nesta edição.

Considerando ser de grande importância os conhecimentos dos processos físico-químicos de tratamento de águas residuárias, em que na maioria das vezes nem fazem parte da grade curricular dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, prevalecendo os conhecimentos do tratamento biológico, embora sempre exista algum processo unitário físico- químico fazendo parte dele, esta obra serve como complemento de conhecimentos para projetistas, estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia Sanitária e Ambiental e também de outras áreas que migraram para esta, que tem se expandido na atualidade com a grande oferta de empregos e serviços.

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 Comentários


  1. Oi Flávia td bem ?
    Eu sou formado em química industrial mas nunca atuei na área e irei fazer uma entrevista para operador de ETE.
    Quero demonstrar conhecimento teórico na entrevista apesar de não experiência prática.
    Qual livro vc né indica ?
    Achei o livro Tratamento biológico de Efluentes do Geraldo bem interessante e parece me atender. O que vc acha ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!