Vale a pena investir em consultoria para ETA e ETE?

Vale a pena investir em consultoria para ETA e ETE?

Tempo de leitura: 6 minutos

5
(2)

Quais são os serviços oferecidos em uma consultoria, quais os principais problemas e desafios, e o custo?

As práticas de consultoria para os sistemas de tratamento de água e efluentes são realizadas por uma empresa de consultoria ambiental que atua como um processo interativo como agente de mudanças externo à empresa, assumindo a responsabilidade de auxiliar e suportar os profissionais da organização nas tomadas de decisões, não sendo responsável, entretanto, pelo controle direto da situação.

A prestação de serviços de consultoria ambiental para os sistemas de tratamento de água e efluentes públicos e privados encontra-se no âmbito do saneamento básico e abrange os serviços de desenvolvimento, capacitação e qualificação dos profissionais, capacitando o time de operadores à gestores dos processos de tratamento de água e efluentes.

Atuando no desenvolvimento, implantação e implementação de sistemas para tratamento de água e efluentes e na gestão destes processos, visando padronizar as operações unitárias com base em diretrizes e otimizar a eficiência e eficácia dos sistemas de tratamento de água e efluentes.

A consultoria atua nas diversas áreas de meio ambiente

A prestação de serviços de consultoria abrange na área Meio Ambiente os segmentos de engenharia, tecnologia e gestão de processos, sendo que nas práticas de engenharia e tecnologia o foco encontra-se em estudos de concepção e projetos e em gestão dos processos o foco é a capacitação profissional, padronização, otimização e implantação de boas práticas operacionais nos processos de tratamento de água e efluentes.

Diagnóstico de processos

A consultoria atua também com o desenvolvimento de diagnósticos de processo para identificação de problemas, levantamento de pontos críticos e apoio na implantação de soluções visando a gestão sustentável do processo de tratamento de água e efluentes e redução de custo. Cuidando do processo de ponta a ponta, trabalhando com uma abordagem “hands on” (mão na massa) realizando análises estratégicas e direcionando as ações corretivas. Auxiliando também no nivelamento do time, capacitando-o e implementando os indicadores de processo necessários.

Exigências legais

A legislação ambiental brasileira abrange as principais vertentes dos processos de tratamento de água e efluentes, tanto na fase líquida como sólida, norteando os impactos ambientais com foco no controle da poluição e na sustentabilidade do Meio Ambiente.

A legislação ambiental brasileira de modo geral é considerada um modelo internacional e cada vez mais as organizações de todos os tipos estão preocupadas em demonstrar seu desempenho e sua conduta ambiental correta. Isto tem sido feito com a prevenção, redução e controle dos impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços.

Com um sistema de gestão ambiental, a organização estabelece ações sistemáticas de modo a estar sempre em dia com suas obrigações legais de modo a prevenir que a empresa seja autuada.

A consultoria ambiental é uma atividade que tem como objetivo básico responder ou atender às necessidades dos diversos sistemas ambientais como os sistemas de tratamento de água e efluentes, quando assim solicitada por meio de aconselhamento ou sugestões de melhorias, embasado em firme e estruturado conhecimento.

O consultor trabalha com o conhecimento, com a capacidade de análise a proposição e implantação de soluções para um conjunto de problemas apresentados pelos clientes, sempre buscando equacionar a questão da sustentabilidade e o atendimento a legislação ambiental vigente.

A consultoria ambiental é aplicada tanto na concepção de sistemas como na operação dos processos de tratamento de água e efluentes com foco ao atendimento à legislação ambiental vigente e as boas práticas de engenharia e gestão ambiental, visando a manutenção e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade dos processos produtivos.

Problemas, desafios e soluções

Os desafios são os de sempre, falta de uma cultura de manutenção, desenvolvimento e fomento para inovação tecnológica dos sistemas de operação e gestão dos processos de tratamento de água é efluentes, onde a consultoria entrega a sua contribuição agregando valor ao processo e ao produto final.

Com o redesenho do mercado de saneamento básico que estamos vivendo no Brasil onde o controle acionário das principais operadoras passa por uma profunda mudança em sua composição, atraindo fortes aportes externos, acreditamos que seja um vetor de alinhamento com as melhores práticas de operação e gestão desses sistemas no país.

A nova empresa de sucesso deverá ser movida pelas possibilidades, equipada com tecnologias integradoras que ajudem seus clientes a planejar, redesenhar, construir e operar novas organizações em sincronia com novos contextos empresariais, novas capacidades operacionais e direções estratégicas inovadoras.

Por fim o desafio da consultoria ambiental nesse novo contexto organizacional é a capacidade de sistematizar o trabalho das atuais práticas operacionais, traduzindo boas ideias em ferramentas poderosas, alavancadas e lucrativas. Em especial dentro do processo de transformação digital da operação dos sistemas de tratamento de água e efluentes.

A consultoria de ambiental na área do tratamento de água e efluentes é uma atividade que visa à investigação, identificação, estudo e solução de problemas, pertinentes à estrutura e ou a práticas operacionais ao funcionamento e à gestão dos sistemas de tratamento de água e efluentes de empresas privadas ou estatais, demandando obrigatoriamente profissionais com formação consistente e ampla experiência no segmento de atuação.

Custos e Vantagens

A consultoria pode ser caracterizada como um serviço de aconselhamento, num processo em que o consultor ajuda o cliente a potencializar sua capacidade para atingir os objetivos da organização, e há inúmeras vantagens como: um olhar de fora sobre os problemas, olhos críticos e visão analítica principalmente sobre pequenos detalhes que passam desapercebidos pelo time.

Outra vantagem é o foco em resultado, pois o consultor trabalha com metas e objetivos específicos e não tem outras responsabilidades que não sejam as atreladas ao contrato de prestação de serviços, o que otimiza esforços, direciona atenção e  alavanca os resultados.  

Outro aspecto importante é que as consultorias são processos com começo, meio e fim, há um cronograma definido permitindo que o cliente saiba exatamente qual será o prazo para o alcance de seus objetivos. 

O custo de uma consultoria é variável, no entanto, um trabalho de consultoria bem desenvolvido gera resultados muito superiores ao investido, de forma a tornar-se irrisório desde o curto prazo, quanto a médio e longo prazo. 

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!