Estratégia efetiva de gestão na sua estação de tratamento em 3 passos

Estratégia efetiva de gestão na sua estação de tratamento em 3 passos

Tempo de leitura: 2 minutos

5
(2)

Como colocar ordem na sua ETA ou ETE? Por onde começar?

Aprenda a fazer uma checklist de gestão da ETA e ETE que poderá ajudar você a gerenciar melhor sua planta e o mais importante, mantê-la sempre em ordem!

O que é?

Esta palavra(checklist) é a junção de check (verificar) e list (lista).

Uma checklist é um instrumento de controle que pode e deve ser implementado na gestão da ETA e ETE. É composta por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas e pode ser aplicada em várias atividades. A checklist é um mapa visual que vai te auxiliar a executar as etapas necessárias, sem esquecer de nada.

É um grande aliado para os gestores e coordenadores na realização de inspeções, apontando o que está ou não irregular e então a partir do diagnóstico realizar a ação corretiva.

Clareza e objetividade

Seja claro e objetivo em relação aos itens que devem compor sua checklist, nada de textos, vá direto ao ponto, checklist não é procedimento, ok?

Os itens devem lhe soar como lembretes para fazer uma ação específica, você pode se quiser criar subitens e adicionar alguns detalhes, desde que sejam importantes e não dificultem a compreensão. Lembre-se que o objetivo dele é te dar um direcionamento então não complique.

Priorize as prioridades

Resista ao desejo de criar uma checklist complexa com dezenas de etapas. Afinal, uma checklist só produz valor se for usada. Como com qualquer outra habilidade, faz sentido andar antes de correr.

Então priorize itens mais importantes dentro do sistema, enquanto outros não menos importantes, podem ficar em segundo plano.

Mapeie todos os processos unitários e avalie o que é crítico na sua planta, assim, caso lhe falte tempo hábil para realizar todos os itens, aqueles essenciais já podem ser resolvidos.

Segmente os processos

Como você precisa avaliar todo sistema, a forma mais fácil de se organizar é segmentar por processo unitário, e então dentro de cada processo criar subitens, assim fica mais fácil achar as informações que precisa e procurá-las rapidamente.

Teste e refine

Após elaborar a sua checklist, você finalmente terá a chance de colocá-la ação, não espere que esteja 100%, então tome nota das lacunas que verificou ao testá-la e continue trabalhando na elaboração afim de melhorar e refinar sua lista.

Adote no seu dia a dia uma checklist tanto para as tarefas mais simples como uma checklist de campo, realizada diariamente pelos operadores, como também para aquelas atividades mais complexas. Você verá como será mais prático, rápido e seguro, deixando sua ETA ou ETE show de bola!

Clique na imagem abaixo para acessar a planilha que criamos especialmente para você, checklist para 5S e Processo 🙂 Checklist-respirometria-planilha

Depois venha nos contar quais os resultados!

Você também poderá acessar outros materiais aqui: [Planilhas]  Respirometria para monitoramento de processo e Súmula dos Padrões de Legislação para tratamento de efluentes.

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!