6 Livros sobre tratamento de água que você deveria ler

6 Livros sobre tratamento de água que você deveria ler

Tempo de leitura: 6 minutos

4.8
(6)

Nessa rotina louca com inúmeras reuniões e atividades parece não sobrar tempo para mais nada, não é?

Que tal ter como meta ler alguns dos melhores livros sobre tratamento de água até o final do ano? Achou muito?

Mas precisamos nos atualizar e devemos sempre ter bons livros à mão. Então separamos para você uma lista de 6 livros sobre tratamento de água, que ultrapassaram o tempo e permanecem importantes e extremamente relevantes nos dias de hoje. E mais, podem lhe ajudar muito no dia a dia operacional.

Desafio aceito? Então vamos lá…

Métodos e Técnicas de Tratamento de  Água 

Autores: Luiz Di Bernardo, Ângela Di Bernardo Dantas

Livro: Métodos e Técnicas de Tratamento de Água
Livro: Métodos e Técnicas de Tratamento de Água

Este livro busca difundir os fundamentos teóricos e práticos essenciais à aplicação correta dos diversos processos de tratamento de água.

É uma obra importante para profissionais da área de saneamento, além de ser extremamente esclarecedora para aqueles que se interessam pelo tema, pois permite compreender melhor – Propriedades da Água; Tecnologias de Tratamento; Casa de Química; Tempo de Residência nas Unidades e Uso de Traçadores; Coagulação e Floculação; Interações entre Partículas e Otimização das Operações de Mistura Rápida e Floculação; Unidades de Mistura Rápida e de Floculação; Decantação Convencional e de Alta Taxa; Filtração Rápida Descendente e Fluidificação; Projeto de Filtros Rápidos; Flotação por Ar Dissolvido; Filtração Direta Descendente; Filtração Direta Ascendente; Dupla Filtração; entre outros.

Tratamento de Água

Autor: Carlos A. Richter, Azevedo Netto, José Martiniano

Livro: Tratamento de Água
Livro: Tratamento de Água

Este livro expõe o conhecimento, a experiência e os critérios dos autores no projeto de centenas de estações de tratamento, acompanhando a evolução da arte e da ciência do tratamento de água nas últimas décadas. Oferece algumas inovações técnicas desenvolvidas pelos autores, jamais publicadas em qualquer livro, como a floculação em meio poroso e em malhas ou grades. Inclui exemplos de cálculo, com demonstração a nível suficiente para a sua compreensão, sendo os mais complicados solucionados passo a passo, de modo a permitir a sua correta repetição a outras condições de projeto.

Água  Métodos e Tecnologia de Tratamento

Autor: Carlos A. Richter

Livro: Água Métodos e Tecnologia de Tratamento
Livro: Água Métodos e Tecnologia de Tratamento

Esta obra, em um contexto em que a água potável tem se tornado cada vez mais escassa e com um ciclo de reutilização cada vez mais intenso, apresenta com respaldo conceitual e teórico os processos físico-químicos envolvidos nesta matéria.

A experiência de Richter no desenvolvimento da tecnologia de tratamento de água, empregada para viabilizar a implantação e operação de unidades de tratamento para milhões de habitantes do Brasil e da América Latina, torna esta publicação prática, sem que ela deixe de ser essencialmente teórica, como pretende o autor.

De fato, os conceitos básicos da físico-química e os processos unitários no tratamento da água, encontrados nos compêndios clássicos, “ganham vida” para todos aqueles que lidam com o saneamento da água: tornam-se mais próximos à nossa realidade e nos transmitem, didaticamente, um pouco do conhecimento e da paixão do autor por este tema.

Princípios de Tratamento de Água

Autores: Kerry J. Howe, David W. Hand, John C. Crittenden, R. Rhodes Trussell, George Tchobanoglous

Livro: Princípios de Tratamento de Água
Livro: Princípios de Tratamento de Água

Este livro, tradução da obra original Principles of Water Treatment, aborda diferentes processos, como coagulação, floculação, sedimentação e filtração, dando ênfase para tecnologias avançadas, como adsorção, troca iônica, osmose inversa e oxidação avançada.

Problemas atuais relacionados com as distintas etapas do tratamento de águas, com conceitos amplamente discutidos, problemas práticos resolvidos como exemplo, resumos dos capítulos e perguntas de revisão ao final dos capítulos – este livro fornece todas as ferramentas necessárias para que um estudante ou profissional de engenharia sanitária, ambiental, civil, química ou demais cursos correlatos com a área de recursos hídricos tenha uma carreira bem-sucedida e gratificante.

Esta obra une teoria e prática, sendo útil para professores, estudantes de graduação ou pós-graduação e profissionais em plena atividade.

Tratamento de Lodos de Estações de Tratamento de Água

Autor: Carlos A. Richter

Livro: Tratamento de Lodos de Estações de Tratamento de Água
Livro: Tratamento de Lodos de Estações de Tratamento de Água

Este livro destina-se a engenheiros e técnicos responsáveis por projetos e operação de estações de tratamento de água e tem o intento de ser uma fonte de informação prática – mais do que teórica – no tema de tratamento e disposição dos resíduos de uma estação de tratamento de água.

A respeito, o professor Francisco Gross comenta:

“Esta nova obra do engenheiro Carlos Richter constitui um excelente documento, de grande valor didático, onde se encara a temática do tratamento e disposição final dos lodos gerados em estações de água potável de forma rigorosa e prática. De fato, em virtude da notável experiência e formação do autor, se logra conjugar no livro aspectos teóricos vinculados à modelação dos distintos fenômenos analisados, assim como antecedentes práticos de operações reais realizadas com esta temática tão particular.”

Florações de algas e de cianobactérias: Suas influências na qualidade da Água e nas tecnologias de tratamento

Autores: Luiz Di Bernardo; Alessandro Minillo; Ângela Di Bernardo Dantas

Livro: Florações de algas e de cianobactérias: Suas influências na qualidade da Água e nas tecnologias de tratamento
Livro: Florações de algas e de cianobactérias: Suas influências na qualidade da Água e nas tecnologias de tratamento

O Livro procurou atualizar o conhecimento sobre as algas e as cianobactérias, assim como fornecer informações a respeito das cianotoxinas produzidas por diferentes espécies. No capítulo 2 são apresentados as principais características das classes de algas e os fatores que influem na distribuição do fitoplâncton.

O Capítulo 3 foi dedicado à eutrofização e floração de cianobactérias, as cianotoxinas produzidas e suas ações no organismo humano, os ensaios de toxicidade e os métodos de detecção de cianotoxinas. O Capítulo 4 tratou dos métodos de coleta, preservação, contagem dos organismos fitoplanctônicos e métodos de análises.

No capítulo 5 foi apresentada a classificação das águas superficiais e o padrão de potabilidade no Brasil.

No capítulo 6 foram discutidas as características das águas superficiais, as ações corretivas e preventivas em reservatórios.

O capítulo 7 discute e avalia o desempenho das tecnologias de tratamento de água contendo organismo fitoplanctônicos.

Cadastre-se na AcquaNews para receber gratuitamente conteúdos ricos e as novidades do Acquablog!

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 Comentários


  1. Bom dia será que é possível disponibilizar os PDFs dos livros acima citados..???

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!