Você sabe qual a finalidade do tratamento preliminar em uma ETE?

Você sabe qual a finalidade do tratamento preliminar em uma ETE?

Tempo de leitura: 5 minutos

4.9
(12)

Primeiramente, vamos definir o que é o tratamento preliminar:

Tratamento Preliminar de Efluentes é a primeira etapa do tratamento cuja finalidade é a remoção de sólidos grosseiros e areia, a fim de que estes não danifiquem as tubulações e os sistemas de bombeamento, protegendo portanto, as próximas etapas do processo.

Os mecanismos básicos de remoção são de ordem física, sendo que o fluxo típico do esgoto nesse nível de tratamento corresponde basicamente à passagem do efluente em uma grade, peneira, em um desarenador e por um medidor de vazão.

Entenda como funciona cada um desses processos:

Medidor de vazão

A quantificação da vazão do resíduo líquido pode ser realizada em equipamentos eletro-mecânicos ou em medidores hidráulicos (Parshall e vertedores), sendo importante para verificar se:

  • a vazão é continua ou intermitente;
  • é grande a diferença entre os valores mínimo, médio e máximo;
  • existe contribuição indevida, como águas pluviais e esgoto industrial;
  • há pico localizado de contribuição;
  • os índices de controle de qualidade são adequados, como os que relacionam o volume efluente líquido (m3) com o consumo e custo de energia elétrica, de água e de matéria-prima.

O conhecimento da vazão e da composição do efluente líquido possibilita a determinação das cargas de poluição/contaminação, o que consequentemente, é fundamental para definir o tipo de tratamento, avaliar o enquadramento na legislação ambiental e estimar a capacidade de autodepuração do corpo receptor.

Os principais dispositivos de vazão são: cubagem, vertedor retangular sem restrição ou contração, vertedor triangular de Thompson ou Calha Parshall.

Gradeamento ou Peneiras

Os dispositivos de retenção são, geralmente, barras de ferro ou aço dispostas paralelamente, verticais ou inclinadas, de modo a permitir o fluxo normal dos esgotos, através do espaçamento entre as barras, adequadamente projetadas para reter o material que se pretende remover, com baixa perda de carga.

De acordo com o espaçamento, as grades podem ser classificadas em grosseira, médias e finas

A remoção de sólidos grosseiros contidos nos esgotos tem as seguintes finalidades:

  • Proteção dos dispositivos de transporte dos esgotos nas suas diferentes fases;
  • Proteção dos dispositivos de tratamento dos esgotos, tais como: raspadores, removedores, aeradores, etc.;
  • Proteção dos corpos de água receptores, tanto no aspecto estético como nos regimes de funcionamento de fluxo e de desempenho;
  • Remoção parcial da carga poluidora, contribuindo para melhorar o desempenho das unidades subsequentes de tratamento e desinfecção.

O material retido na grade deve ser removido, tão rapidamente quanto possível, de modo a evitar represamento do efluente no canal a montante, e consequente elevação do nível e aumento da velocidade do líquido com arraste do material sólido.

Como no sistema de grades passam materiais sólidos longos, finos e fibras conseguem passar flutuando através da grade, até mesmo nas grades finas, o sistema de grades tem sido cada vez mais complementado com peneiras ou até, substituídas por elas.

As peneiras são usadas para remoção de sólidos muito finos ou fibrosos (aberturas de 0,25 a 5,00 mm).

São mais utilizadas em despejos industriais. Atualmente podem ser utilizadas em efluentes domésticos devido à evolução dos modelos com auto-limpeza e grau de mecanização.

Portando, podem ser estáticas ou móveis.

Peneiras estáticas

As peneiras estáticas são modelos projetados para promover a auto-limpeza; a remoção do material retido se dá através do efeito do fluxo do líquido durante o processo de peneiramento.

Peneiras móveis

Os principais tipos de peneiras móveis são constituídos de cilindros giratórios formados pelas barras de aço inoxidável, através das quais o efluente passa, retendo o material que se pretende remover.

Em função do sentido de fluxo afluente essas unidades podem ser classificadas em: de fluxo tangencial; e de fluxo axial.

As peneiras mecânicas mais simples são as peneiras em arco. Elas não possuem peças móveis.

O efluente flui de cima para baixo atravessando a peneira enquanto o material retido na peneira se desloca para baixo e com isso, é desidratado.

Um sistema parecido à peneira rotatória é a peneira em cuba, cuja limpeza se dá mediante escovas de limpeza rotativas.

Desarenador

A areia contida nos efluentes é, em sua maioria, constituída de material mineral, tais como: areia, pedrisco, escória, cascalho, etc. Pode conter também reduzida quantidade de matéria orgânica putrescível, tais como: vegetais, gordura, etc.

A finalidade desta unidade é: eliminar ou abrandar os efeitos adversos ao funcionamento das partes componentes das instalações a jusante. É importante destacar as seguintes:

  • Evitar abrasão nos equipamentos e tubulações;
  • Reduzir a possibilidade de avarias ou obstrução de unidades do sistema, tais como: canalizações, caixas de distribuição ou manobra, poços de elevatórias, tanques, sifões, orifícios, calhas, etc.;
  • Facilitar o manuseio e transporte das fases líquida e sólida, ao longo dos componentes da estação de tratamento de efluentes.

Entende-se que as partículas de areia que são nocivas à saúde humana ou que são prejudiciais ao funcionamento do conjunto moto-bomba, ou ao restante do sistema de captação, apresentam tamanho igual ou superior a 0,2 mm, cujo peso específico é de 2,65 g/cm3.

Com base nesta informação, as caixas de areia são projetadas para estabelecer uma velocidade de escoamento de 0,30 m/s durante o percurso.

Velocidade menores provocam a sedimentação de partículas que poderão conferir gosto e odor a água captada. Velocidades maiores arrastam as partículas citadas e tornam a caixa de areia ineficiente.

 

Gostou desse conteúdo? Temos uma área repleta de materiais educativos que irão ajudar você no dia a dia, na gestão e administração da sua ETE. Clique aqui e acesse nossos conteúdos.

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário


  1. Boa tarde,

    Gostaria de citar este artigo em um trabalho acadêmico conforme ABNT. Podem disponibilizar o nome do autor e data de publicação?
    Desde já agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!