A importância do Tratamento de Efluentes e a definição de Esgoto

Tempo de leitura: 3 minutos

0
(0)

A importância do Tratamento de Efluentes

Atualmente, vem crescendo a preocupação das indústrias, governos e pessoas referente a importância do tratamento de efluentes e os seus impactos ao meio ambiente.

O grande funcionamento das indústrias gera, como resultado, um grande número de efluentes, compreendendo o esgoto doméstico, água de refrigeração e pluvial poluídas e emanações de processo industrial.

Estimativas mostram que este setor é, atualmente, o maior demandante de água potável, consumindo aproximadamente 23% do recurso disponível, enquanto apenas 8% é destinado ao consumo humano.

Mas você conhece o significado de esgoto e seus tipos?

O esgoto, efluente, águas servidas ou residuárias é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das águas, tais como domésticos, comercial, industrial, etc.

Esgotos sanitários são despejos líquidos constituídos de esgoto doméstico e industrial lançado na rede pública.

O esgoto doméstico é a parcela mais significativa, provém principalmente de residências e edificações públicas e comerciais.

Apesar de variarem em função dos costumes e condições sócio-econômicas das populações, os esgotos domésticos têm características definidas.

A importância do Tratamento de Efluentes

Já o esgoto industrial pode ser divido em diversas categorias.

Vamos conhecer algumas delas:

Água de lavagem: é o efluente gerado na utilização de água para a lavagem de: chão de fábrica, containers, equipamentos para fabricação de produtos de higiene pessoal, também de medicamentos, bebidas e alimentos, cosméticos; além de proveniente da fabricação de embalagens.

Água residuária: subproduto da produção de resinas ou do processo de tingimento de tecidos com pigmentos orgânicos;

Efluentes industriais: surgem como resultado da limpeza e descontaminação de equipamentos, nos tanques de absorção de materiais particulados (no setor de lixamento de madeira), nos processos de testes de controle de qualidade e de corantes, no pós-tratamento físico-químico de produtos e também na locação de banheiros químicos, entre outros;

Lodo líquido: resultado do processo de degradação biológica do esgoto nas ETEs, incluindo também o tratamento de esgoto residencial ou hospitalar;

Chorume de aterros classe II: apesar de não estar diretamente ligado a atuação de empresas ou indústrias, o chorume originado pela decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários é considerado um efluente industrial.

Agora que conhecemos o conceito de esgoto, vamos conhecer a importância de se realizar o Tratamento de Efluentes?

No Brasil, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é o órgão responsável por regularizar os processos realizados pelas empresas que possam causar danos ao meio ambiente, sendo que o despejo de efluentes deve estar de acordo com a resolução nº 430/2011.

O desenvolvimento de Estações de Tratamento de Efluentes Industriais deixou de ser importante apenas pelos aspectos legais e passou a ser considerado também como um investimento em melhoria de processos dada a possibilidade de reutilização do efluente e de seus resíduos.

O tratamento dos efluentes podem trazer inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. Veja abaixo alguns deles:

– Preservação do solo e da água;

– Preservação para a fauna e flora;

– O descarte incorreto pode ser considerado crime ambiental, acarretando severas punições para a empresa;

– Preservação do ecossistema;

– Favorável à saúde da população, a partir do momento em que o efluente tratado não contamina a água potável;

– A indústria não fica impossibilitada de conseguir a aprovação de financiamentos, já que para tal é necessário o licenciamento ambiental para projetos financiados;

– Atrai clientes, devido ao aumento pela busca por empresas ecologicamente corretas e que pregam a responsabilidade social e ambiental.

Conheça nossos materiais educativos, baixe nossas ferramentas e amplie seus conhecimentos.

O que você achou do post?

Avalie-nos

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais!!!